Quem pensa que os pequeninos não podem se divertir com a gente, está muito enganado. Crianças em caminhadas ao ar livre podem nos proporcionar momentos inesquecíveis de pura magia quando bem planejado e preparado.
É importante planejar e prepará-los para o programa. As crianças geram muitas expectativas e podem ficar muito ansiosas.
Portanto para que a sua experiência seja realmente inesquecível e, principalmente, faça com que elas queiram muito mais é importante observar algumas dicas:
1. Divirtam-se!
Procure tornar tudo divertido, independente do resultado. O objetivo é mostrar às crianças o quão divertido pode ser a vida ao ar livre. Deixe-as querendo mais e não os force a fazer tudo apenas porque estava nos seus planos. A partir do momento que as crianças aprendem a amar este estilo de vida, eles rapidamente procurarão mais desafios em seus passeios.
2. Esteja preparado
Lembre-se que não é apenas questão de ter o equipamento e as informações corretas, mas de atitude e pensamentos certos. Crianças ficam com frio mais rapidamente, são mais ativas, ficam cansadas. Enfim, paciência e tranquilidade são fundamentais.
3. Sugestões de coisas que não deviam faltar na mochila!
- Protetor solar.
- Repelente.
- Óculos escuros (com proteção UV).
- Apito, para chamar realmente a atenção durante uma emergência – as crianças podem usá-lo pendurado no pescoço e, desta forma, poderão acioná-lo a qualquer momento.
- Lanterna (uma para cada integrante do grupo).
- Primeiros socorros.
- Relógio, mas use-o! Defina horários rígidos para a volta e cumpra-os.
- Papel Higiênico e saco de lixo – ensine os pequenos a ‘trazer de volta tudo o que levou’.
- Água e lanches – procure ensiná-los a não comer tudo, deixando um pouco para emergências (ou levando um pouco a mais para o mesmo fim).
- Máquina fotográfica – este deve ser um item barato e poderá ser um importante aliado na tarefa de fazê-los aproveitar e gostar da vida ao ar livre. Além de ser uma forma de registrar o passeio, também os estimulam a vivenciar uma das frases mais importantes dos amantes da natureza: “tire apenas fotografias e deixe apenas pegadas”
Enfim, o mais importante é divertir-se com eles! Comece com caminhadas breves e logo estarão fazendo boas trilhas e amando a vida ao ar livre! E que todos estejamos cada vez mais próximos da natureza!
Comentários